4 dicas para fazer fisioterapia em casa

Diversas pessoas que estão em processo de recuperação de doenças ou em tratamentos pós-cirúrgicos precisam realizar o tratamento de fisioterapia para que sua vida e rotina voltem ao habitual o mais rápido possível. Além disso, por meio dessa área da saúde é possível ainda prevenir, curar e reabilitar, trazendo maior qualidade de vida aos pacientes, mesmo que não estejam enfermos.

Antes de continuar, deixa apenas eu avisar que este conteúdo é mais um Guest Post escrito por Maristela Duarte. Clique aqui para ver mais artigos dela neste blog.

Atualmente, a modalidade pode ser realizada na casa do próprio paciente, conhecida como home care fisioterapia, um segmento que traz inúmeros benefícios ao paciente e seus familiares.

A fisioterapia, seja ela feita em casa ou em uma clínica, pode ser aplicada em diversos casos, desde o auxílio a doenças degenerativas, recuperação após acidentes ou cirurgias. O tratamento também pode ser utilizado para desenvolver os movimentos do bebê, para trazer mais conforto às gestantes, idosos, e também no auxílio de problemas respiratórios, sequelas neurológicas e demais situações que requerem a recuperação de órgãos ou membros do corpo humano.

Saiba como avançar os resultados do seu quadro de saúde

fisioterapia em casa

Com o tratamento home care, os profissionais vão aplicar técnicas manuais, equipamentos e exercícios que farão com que o paciente se sinta cada vez melhor e tenha ótimos resultados e avanços no reestabelecimento de sua saúde. Para entender mais, veja a seguir quatro passos para a fisioterapia em casa, lembrando sempre que o tratamento deve ser acompanhado de perto por um fisioterapeuta profissional:

  • 1. Aparelhos e equipamentos: O fisioterapeuta deverá levar os aparelhos e equipamentos necessários para a casa do paciente, já que o tratamento deve ser feito da mesma forma que em clínicas e hospitais. Afinal, a partir disso é possível acompanhar o avanço e registrar tudo que for necessário sobre o tratamento e o paciente.
  • 2. Prática de Exercícios:Os exercícios normalmente são divididos em sessões, lembrando que a frequência e rotina estabelecidas devem ser respeitadas. Os exercícios atuam em diversas áreas, como ativando a circulação, corrigindo os movimentos de diversos membros e ainda estimulando as regiões que apresentam dificuldades ou problemas.
  • 3. Utilização de ferramentas: Os profissionais devem ainda utilizar instrumentos e ferramentas, quando necessários, para que os pacientes consigam ter mais estímulos e maior concentração ao realizar o tratamento. Em geral, são utilizados bastões, bambolês, bolas coloridas e circuitos de atividades, que estimulam de formas diferentes.
  • 4. Programas e aplicativos: Há ainda um aplicativo para smartphones e tabletsbastante interessante e útil que facilita a relação entre o profissional e o paciente. Trata-se do FitnessBuilder que permite que ambas as partes mantenham comunicação direta e de forma com que o fisioterapeuta realize o acompanhamento a qualquer momento. Vale destacar que o app é composto por vídeos, áudios e instruções, facilitando a realização das atividades.

Porque fazer fisioterapia em casa?

fisioterapia em casa 2

Entre os fatores que requerem fisioterapia, diversos estão ligados aos movimentos corporais. Dessa forma, muitas vezes o paciente já se encontra com sua saúde parcialmente ou quase totalmente restabelecida, mas muitas vezes apresenta dificuldade de locomoção.

Para evitar o uso de ambulâncias, táxis e acompanhantes, que muitas vezes precisam se ausentar do trabalho ou de outros compromissos para acompanhar o paciente até a clínica de fisioterapia, existem os tratamentos home care.

Vale ressaltar também que além de não precisar se deslocar para realizar o tratamento, a fisioterapia em casa ainda apresenta outros benefícios como conforto, comodidade e menor exposição ao risco de infecções hospitalares ou doenças oportunistas que possam ser transmitidas por outros pacientes.

Além disso, a flexibilidade de horários, o atendimento personalizado e a redução dos custos locomotivos e intra-hospitalares são fatores que levam os pacientes e fisioterapeutas a optarem pelo serviço home care.

 E você, o que acha? Deixe seus comentários. Espero ter ajudado.

Maristela Duarte

2 comentários em “4 dicas para fazer fisioterapia em casa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *