As redes sociais são um recurso imprescindível para sua clínica se consolidar no mercado! Quer saber quais são suas vantagens e como usá-las a favor do seu crescimento? Descubra agora.
Toda grande empresa do mercado atual possui conta ativa e presença ativas em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.
A verdade é que as redes sociais já não são mais um diferencial das empresas já tem um certo tempo, atualmente são uma necessidade. Como prova disso há um crescimento enorme de profissionais especializados no assunto e também de empresas que investem nesses canais.
As redes sociais exigem um grande esforço por parte das empresas, pois elas são um dos canais responsáveis por trabalhar o branding da marca, se aproximar do público, gerar conteúdo relevante e até vender.
Porém, quais são as vantagens de usar as redes sociais em uma clínica odontológica que visa se destacar em um mercado tão concorrido como o segmento da saúde? Continue lendo este conteúdo.
1 – Aproximação com o público
Uma clínica pode ter um serviço impecável desde o atendimento até o pós operatório, porém isso precisa estar perceptível aos olhos do público.
Sendo assim, as redes sociais são canais diretos de comunicação e facilitam que sua clínica conversa de forma bilateral e direta com seu público.
A Nubank é um bom exemplo. Suas interações nas redes sociais e até nos anúncios não falam para as pessoas comprarem seu serviço, mas criam laços com o público que vão além do serviço e claro, geram valor à instituição.
2 – Consolidar a marca
Gerar autoridade e consolidar a empresa em seu mercado de atuação é mais fácil com o uso correto das redes sociais!
Vídeos, comentários, imagens e o estímulo ao compartilhamento dessas publicações favorecem a consolidação de uma marca, já que por meio deles a aprovação do público é feita de forma espontânea.
Para tal, aposte nas redes sociais com maior audiência e em conteúdos virais:
- Facebook;
- Twitter;
- Instagram;
- WhatsApp;
- Pinterest.
3 – Prospecção sutil
As redes sociais são também ótimos canais para prospectar e aumentar as vendas, porém funcionam de forma um pouco diferente, por meio de conteúdos e interações.
Suponha que uma empresa vende convênio odontológico individual. É óbvio que seus seguidores querem saber sobre seu serviço, porém não apenas sobre preço e formas de pagamento.
Diante disso, essa empresa pode publicar conteúdos em diversos formatos com dicas para contratar um bom plano de saúde dentário, como negociar um preço justo, o que ele deve cobrir e por aí vai.
Esse tipo de publicação faz com que o interesse das pessoas aumente gradativamente e assim é realizada uma prospecção não agressiva.
4 Fidelização
Fidelizar clientes é tão ou mais importante que investir na captação de novos.
Usando novamente o exemplo com a empresa de plano de saúde odontológico, pense que um cliente contratou o serviço e tem dúvidas específicas em relação a ele.
É provável que um conteúdo nas redes sociais ou mesmo o serviço de SAC 2.0 acabe com suas interrogações e ele resolva seu problema de forma rápida e descomplicada.
Para a empresa, o grande benefício de fidelizar clientes é que eles têm grandes chances de recomendar o serviço e no caso, essa empresa de plano odontológico aumenta sua receita sem grandes esforços.
Cliente satisfeitos se tornam promotores da marca e além de recomendá-la, ainda a defendem em redes sociais e aos amigos e parentes. Por essa razão a produção de conteúdo é tão importante, assim entrega-se valor além de serviços e produtos.
5 – Aumento das vendas
Toda clínica precisa e busca vender para manter suas atividades, e para isso as redes sociais também possuem papel fundamental!
As pessoas estão nas redes sociais com diversas intenções e claro, encontrar serviço está no pacote. Diante disso, a presença on-line é também um caminho para fechar mais tratamentos e aumentar a receita, principalmente pela consolidação da marca e prospecção não agressiva.
Por fim: se uma clínica quer se destacar no mercado atual, tão concorrido, ela precisa entendê-lo.
Investir nas redes sociais é uma forma barata, eficiente e extremamente vantajosa de conquistar o seu espaço. Portanto, conheça seu público e esteja presente onde ele passa tempo e busca por informações.
Este conteúdo foi criado por Ideal Odonto