Minha resposta a um leitor Adventista

Algum tempo atrás eu estava lendo um artigo no blog de um autor chamado Alan Capriles. O artigo falava sobre razões para não se guardar o sábado. Eu gostei do artigo e decidi publicá-lo também em meu blog.

Na época eu era blogueiro iniciante e não sabia que não se devia copiar conteúdo de outros blogs, mas ainda assim citei a fonte, e fiz a cópia com boas intenções, por isso acho que não fui reclamado e nem o autor entrou em contato. Rsrs.

Mas, indo ao que interessa, algumas pessoas deixaram comentários, só que de todas teve um (adventista) que me tirou a paciência, não por ser adventista, nada contra, mas sim pela forma rude como ele me enviava e-mail. A gente trocou muitos e-mails, e tentei evitar discutir, mas depois de muitas ofensas recebidas confesso que acabei por revidar, e respondi também ofendendo (mas não tanto quanto ele).

Clique aqui para ver o artigo no qual iniciou-se a discussão.

Depois de pensar muito, resolvi postar aqui no blog uma resposta minha a um dos e-mails que o leitor me mandou e que me ofendeu muito, disse palavras tolas contra a minha pessoa, me chamou de todo nome, e todo isso acredito eu que foi porque não conseguiu me convencer de que seu conceito adventista sobre a obrigatoriedade de se guardar o sábado é algo que realmente tenha importância nos dias atuais.

Ele também deve ter se achado o cara só porque disse ter feito teologia, e eu Romaryw admito que não fiz. Ele pensou que eu iria dar toda a importância do mundo para os e-mails dele e que no final do diálogo eu iria ficar de cabeça baixa implorando para ele deixar eu entrar na religião que ele prega.

Como não fiz isso nem pretendo, pois estou firmado na rocha do evangelho verdadeiro de Jesus, então ele pirou, me chamou de mentiroso, mandou um monte de palavras ofensivas que nem vou falar aqui.

Também disse para mim não mandar mais e-mail para ele, sendo que na realidade foi ele quem entrou em meu blog, leu meu artigo, deixou um monte de comentários e depois entrou em contato. Ah! Faça-me um favor!!!

É Por isso dei uma resposta simples mas bem eficaz que espero servir de exemplo para ele pensar antes de fazer uma tolice dessa novamente. Agora sei se ele vai entrar em contato comigo novamente. Vou aguardar!

Fé e Graça

Veja minha resposta a ele

Olha caro [nome do leitor removido pelo autor do blog], se você não sabe ou não percebeu, em nenhum momento fiquei realmente sem argumentos.

Agora você também sabe, diante de Deus e da sua consciência, que você em alguns momentos quem ficou sem argumento. Depois escreveu algo qualquer e mandou, mas não respondendo exatamente ao meu questionamento. Já com relação a sua afirmação de que eu estava apenas no CTRL+C e CTRL+V, você está mentindo. Eu admito e não tinha intenção de esconder que de fato, em muitas coisas que eu falava eu pegava textos que já estavam escritos por outras pessoas. Mas muitas das coisas que mandei foram escritas por mim! Deus sabe disso e não preciso provar nada pra ninguém, muito menos para você.

Quer saber porque eu não estava mesmo escrevendo tudo com minhas palavras? Primeiro porque como já falei, não tenho um grande conhecimento teológico (tenho apenas o bastante para ser verdadeiro cristão) e ensinar o certo a quem deseje saber da verdade. Segundo, eu também não estava dando muito crédito porque não tinha e nem tenho interesse em ensinamentos adventista. Já os conheço e não é de agora. Já sei basicamente os pontos que usam para defender suas teses e para enganar as pessoas afirmando que apenas os guardadores do sábado serão salvos, que aliás, é uma grande mentira!!!

Já com relação ao seu pedido para mim parar de enviar e-mails, vou parar sim, até porque não foi eu quem comecei. Até já falei isso para você, que foi você que entrou no meu blog, foi você que se sentiu incomodado e foi você que postou comentários e foi você que pediu para que eu os publicasse. ESTOU MENTINDO????

Eu de fato vou admitir uma coisa, pois sou humilde. De verdade, gostei de algumas colocações suas, de algumas explicações diferentes de outras que os adventistas já tinham me falo.

Você realmente parece ter um conhecimento e boa lábia para convencer (se eu não fosse firme na rocha), mas o que acabou com sua autoridade e com a minha admiração por sua forma de falar foi simplesmente sua arrogância, sua forma brutal de me enviar e-mail com as palavras mais porcas possíveis me chamando de vários nomes que não lhe chamei nem pretendi. Se sua intenção de conversar comigo era me fazer entender algo, então você conseguiu. Agora entendi que você é muito mal educado e sem ética.

Mais uma vez repito. Em meu blog eu posto o que eu quero e só entra nele quem quiser. A minha liberdade de expressão você não tira e nem pode fazer nada (apenas se morder se não gostar), as pessoas vão continuar vendo os meus artigos (você goste ou não), e vão continuar gostando (como você mesmo pode comprovar vendo com seus próprios olhos os comentários que outros leitores deixaram).

Agora uma coisa que fiquei encabulado, é porque você pegou essa cisma exatamente comigo. Tantos outros blogs e sites falando quase a mesma coisa que tem naquela minha postagem (que inclusive foi pego de outro site), tantas outras pessoas sabendo da verdade (que a lei já era, que a realidade é Cristo, que guarda de dias não salva e nem é necessário) e tantas pessoas falando dessas verdades em seus blogs na internet, mas você veio pegar essa birra exatamente comigo. Porque isso???

Vou enviar link de outros blogs que falam a mesma coisa que eu ou até mais para você entrar em guerra com eles também e parar de encher o meu saco:

  • http://www.palavraprudente.com.br/
  • [COMBATENDO O ERRO] Ex-pastor adventista

Enfim, esses são apenas alguns. Quando você ler e comentar em todos esses artigos em outros blogs, se desejar entre em contato pedindo mais que mandarei. E mais uma coisa.

Quase todos os dias pessoas são transformadas pela palavra da verdade, abandonam seus caminhos errôneos (inclusive muitos adventistas).

Veja este testemunho!

Você viu apenas 1 dos milhares de testemunhos e blogs na internet a este respeito. Você não vai dar conta de comentar em todos, e não vai dar conta de se tornar inimigo de tanta gente!

Falo isso porque parece que foi esse seu objetivo, despertar o meu furor e minha antipatia por algum leitor de meu blog. Sou humilde e sempre me esforço para tratar bem todos, mesmo aqueles que me tratam mal.

Nunca até agora tinha me acontecido de discutir tanto com um leitor de algum artigo do meu blog. Você foi o primeiro e espero em Deus ser o ultimo que me deixe tão irritado. Logo você que se diz evangélico, e claro, sendo assim era para estarmos sendo amigos agora. Mas é complicado!

Tentei muito, mas parece que só se consegue ser amigo seu se tivesse me humilhado aos seus ensinos, a doutrina que você acredita, e me convertido ao adventismo. Como não fiz isso e nem pretendo, e como falei muitas coisas que você discorda no seu ponto de vista, então isso irritou você e o fez me ver como o inimigo. Isso me provou mais uma vez algo que eu já sabia. PARA OS ADVENTISTAS, SÓ É IRMÃO EM CRISTO SE GUARDAR O SÁBADO.

Finalizo dizendo que podemos não ser amigos (por escolha sua), pois é uma consequência de tanta discussão, mas também não sou seu inimigo e nem tenho nada contra você (além da discordância em doutrina e de sua forma ignorante como me tratou é claro). E de todo coração desejo felicidades e muita paz. Que possa ter um bom temperamento e sabedoria.

Faça como salomão que poderia ter pedido muitas coisas, mas escolheu pedir sabedoria a Deus, e isso o tornou próspero. Na sabedoria inclui a paciência, temperança e coisas semelhantes.

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

Efésios 4:2

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Romanos 12:12

O temor do Senhor
é o princípio da sabedoria;
todos os que cumprem os seus preceitos
revelam bom senso.
Ele será louvado para sempre!

Salmos 111:10

Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Tiago 3:17

E pra encerrar toda essa conversa sobre sábado, lei, etc… Só tenho mais uma passagem para citar:

“Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? (At 5:10)
Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde. (At 5:28,29)”

Amém e graça e paz seja contigo, e isso tudo foi um e-mail escrito com detalhes para responder responder a você com sabedoria e admoestação do Senhor, como eu deveria ter feito desde o começo, mas que por falha minha não fiz.

Ops, mais uma coisa!

Aquele artigo do meu blog foi pego deste blog aqui: http://alancapriles.blogspot.com.br/2011/08/por-que-nao-guardo-o-sabado.html

Entra em contato com ele em vez de mim, vai discutir com ele em vez de mim, vai chamar ele de todo nome em vez de mim, pois até onde sei não fiz nenhum mal a você para merecer ser julgado e condenado por sua língua sem termo e sem ética. Não o conheço bem, mas tirei essas conclusões após ler e reler os e-mails de vossa pessoa que chegou até minha caixa de entrada.

Serei salvo ou condenado por deixar de guardar dia tal?? Isso só Deus sabe, e Jesus revela em sua palavra que isso não vai fazer a menor diferença para mim.

Colossenses 2:16 e 17 : “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Você que leu este post, o que tem a dizer para mim ou para o leitor razão deste post?

Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Webmarketer apaixonado por criação de conteúdo. Vivo apenas de internet faz mais de 5 anos. Se eu puder ajudar em algo, conte comigo!

Receba por email as novidades aqui do blog e também as minhas dicas exclusivas. É GRÁTIS!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

19 Comentários

  1. luiz carlos caffaro junior disse:

    gostei muito do seu artigo sou Adventista do Sétimo dia e tenho duvidas sobre a guarda do Sábado se desse para vc entrar depois em contato comigo meu emaill luizcarlos_544@yahoo.com.br

  2. wesley disse:

    Centro  de  Pesquisas  Ellen  G.  White

    Podemos aquecer a comida no sábado?
    Durante o Êxodo Deus orientou a não fazer fogo para
    cozinhar no sábado: “Isto é o que o SENHOR tem dito:
    Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que
    quiserdes cozer no forno, cozei

    o, e o que quiserdes cozer em água, cozei o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.” Êxodo 16:23 e “Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá. E não acendereis fogo
    em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.” Êxodo 35: 2 e 3 Porém, Ellen G. White em Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 23 e 24 diz o seguinte “Embora deva a gente abster-se de cozinhar aos sábados, não é necessário ingerir a comida fria. Em dias frios,convém aquecer o alimento preparado no dia anterior.” Existe alguma contradição entre a orientação de Ellen G. White e a Bíblia? Podemos fazer fogo para aquecer a comida no sábado?

    O que temos entre esses textos é uma diferença de contexto. A
    orientação dada por Deus ao povo de Israel foi dada quando eles
    estavam no deserto. Fazer fogo naquelas condições exigia um grande trabalho e dispendia muito tempo. Para encontrar lenha no deserto era peciso caminhar grandes percursos e não existiam tecnologias para fazer fogo, tais como temos hoje.

    O princípio nesta ordenança era que o povo pudesse dedicar as
    horas do sábado para a comunhão com Deus, evitando as tarefas que iriam tomar tempo excessivo e sobrecarregá-los observe a proibição ao “trabalho” no mandamento. Além disso, devemos considerar que o clima quente do deserto durante o dia dispensava a necessidade de aquecer o alimento.
    Por outro lado, Ellen White viveu em climas frios e em sua época já
    existiam fogões modernizados e disseminados durante a Revolução
    Industrial e recursos para se obter a lenha ou carvão e também para
    fazer fogo os isqueiros datam do século XVI e os fósforos começaram a ser comercializados em 1836, nos EUA. Portanto, aquecer os alimentos do sábado, que foram preparados na vésper
    a, tornou-se acessível.

    Centro  de  Pesquisas  Ellen  G.  White

    O consumo dos alimentos aquecidos foram aconselhados por Ellen
    White por serem mais saudáveis para o organismo: “não aprovo o
    comer muito alimento frio, porque então a vitalidade do organismo será chamada para aquecer o alimento até que ele se torne da mesma temperatura do estômago antes do trabalho de digestão começar.” (Conselhos Sobre Regime Alimentar,86)

    As refeições aos sábados, na casa de Ellen White foram descritas
    por sua nora, numa declaração datada de 16 de outubro de 194
    9: “Toda a preparação possível era efetuada na sexta feira, o dia da preparação, para as refeições aos sábados. No sábado, o alimento, tanto para o desjejum como para o almoço, era servido quente, tendo sido esquentado imediatamente antes da refeição. Todo
    serviço desnecessário era evitado no sábado, mas em nenhuma ocasião Ellen White considerou uma violação da devida observância do sábado prover os confortos ordinários da vida, como fazer fogo para o aquecimento da casa ou para esquentar o alimento a ser i
    ngerido nas refeições.” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, 263)
    Portanto, não é pecado aquecer o alimento no sábado. Devemos
    preparar a comida na sexta feira e no sábado aquecê-lo, tornando-o
    mais apetitoso e saudável

    Lembre-se meu amigo não guardamos a lei para nos salvar ela apenas nos leva a cristo único salvador. Romanos 10:4
    A lei nos mostra o que está errado (1 joão 3:4)

  3. Erivaldo disse:

    Graça e paz irmão, sou cristão pentecostal, me chamo Erivaldo, quanto a sua opinião sobre o sábado, você está correto, agora, acho que pra sua imagem, como um homem que pretende anunciar as verdades bíblicas, tem que ter paciência e suportar algumas afrontas, falo isso não ora te criticar ou menosprezar, mas sim, para salientar a importância desse ato e suas dificuldades, Tito 3:9,10 e 11.

  4. WESLEY disse:

    se o sábado é só para os judeus?
    DEUS não estaria fazendo separação entre pessoas?
    se em Mateus 5: 17 e 18 ele fala que não veio destruir a lei. mas depois de sua morte não deve ser mais guardado a lei então ele havia abolido a lei ?
    e ainda diz que passam a terra e o céu mas sua lei não, onde estou vc está vivendo?
    Tiago 2:12 fala que seremos julgados por que lei ? ou vc já foi julgado?
    se Tiago 2:10 fala que se cumpri todas e errar só e uma pecou em toda a lei. então só os judeus serão salvos ?
    o que e pecado ? segundo 1 João 3:4, romanos 7:7 e a transgressão da lei. ora que lei se foi abolida? ou foi apenas o sábado ? por que dizem não haver evidencias no novo testamento? então Lucas 23:54 deve ser tirado da bíblia? o que e iniquidade ? por que deus vai aparta os que praticam a iniquidade Mateus 7:23. ? opa seria transgressão da lei iniquidade ?

  5. rodrigo araujo disse:

    não sou teologo nem nada,mas queria saber uma resposta pra essa questão do exodo 35:2,3dos adventistas!!

    • Ok. Vamos lá. Primeiro, este escrito é do antigo testamento e foi escrito para um determinado povo em uma determinada época, não para o povo em geral. Não se aplica ao dias de hoje.

      E tem mais. Os próprios adventistas que defendem tanto essa coisa, eles mesmo não cumprem. Apenas querem colocar fardos pesados sobre as pessoas.

      Veja bem como está escrito:

      “Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao Senhor; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá.
      Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.
      Êxodo 35:2,3″

      OBSERVE BEM QUE TEM:” Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”.

      Mas, quem é o adventista que não acende fogo, faz comida, come, usa celular, carro, moto, pega ônibus, etc… TUDO ISSO. QUEM DELES NÃO FAZ ISSO TUDO OU MUITAS DESTAS COISAS??

      ISSO TUDO ENVOLVE TRABALHO..

  6. gabriella disse:

    oi romaryw bom eu sou adventista batizada mais estou visitando a assembleia de Deus eles falam em linguas uma coisa que nao existe na iads por acreditar-mos que no dia do pentecoste o espirito santo desceu e fez com que falacem em outras linguas porque avia pessoas de varios lugares ( paises cidades etc..) e os apostolos tinha que pregar a palavra de Deus, entao aconteceu que começaram a falar em outras linguas Ah e jesus deixou bem claro que ele É O SENHOR DO SABADO, um abraço ..

  7. antonio paulo disse:

    “O maravilhoso testemunho do irmão Elizeu” só que eu cliquei e o blog não existe mais.
    Eu quero saber se vc conhece esse irmão Elizeu. e seu E-mail.

  8. Anonymous disse:

    Todos vocês guardam o sábado. Deviam era ir trabalhar sábado que ganhariam muito mais do que uma discussão. Ah e fuder também faz bem a saúde. Seja no sábado ou náo.

  9. BolsoMITO disse:

    Romaryw, cara… você tá errado, mano. O cara já te mostrou isso na publicação passada..

    • Valeu pelo comentário e pela intenção caro leitor. Mas veja! Se você é um Adventista, claro que estou errado, pois estou em desacordo com a doutrina que você acredita.

      Agora independente de você ser adventista ou não, apenas leia minha resposta ao comentário do leitor acima.

      Depois veja:

      Atos 15 registra a reunião dos apóstolos e presbíteros da congregação de Jerusalém a respeito desta questão: – Os gentios precisam guardar a Lei de Moisés para serem salvos? Durante o debate, Pedro citou sua experiência com Cornélio, observando que Deus conheceu os gentios como objetos para a salvação como gentios quando concedeu-lhes o Espírito Santo (Atos 15:8). Ele perguntou: “Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?” (Atos 15:10).

      Os rabinos da época de Jesus também usaram a palavra “jugo” para referir-se ao “total de obrigações que … uma pessoa deve tomar sobre si” (Hendriksen, Matthew, 504). Falaram sobre o “jugo do Torá” para representar as obrigações da Lei de Moisés. Foi este “jugo” que Pedro disse que ninguém podia suportar. Como Paulo mostrou aos romanos, o pecado usou a lei para matar homens (Romanos 7:8-11). Todos aqueles que viveram sob a Lei de Moisés e não a guardavam perfeitamente achavam que era um “jugo” opressivo que, longe da graça de Jesus Cristo, resultava num fardo insuportável.

      Os “pais”, por meio de suas tradições, haviam aumentado o fardo do “jugo” que colocaram sobre seus irmãos judeus. Jesus se referiu a este fardo adicional, difícil de aguentar, que os escribas e fariseus colocaram nos ombros dos homens (Mateus 23:4).

      JESUS VEIO ME DAR LIBERDADE, ME ENSINAR O QUE É ESSENCIAL E ME DIZER O QUE DEVO OU NÃO DEVO FAZER. FAÇA COMO VOCÊ ACHAR BEM, E EU FAREI O MESMO. Não me acho digno de tornar a vinda de Jesus em vão, por isso o sigo, por isso o amo.

      Paz seja contigo e familia!

  10. Anonymous disse:

    Confesso que nunca encontrei uma pessoa tão teimosa como o Romaryw.

    Na publicação passada (https://www.romaryw.com.br/2013/05/o-cristao-e-guarda-do-sabado.html#), minha resposta bíblica teve 6 partes. Qualquer pessoa que tenha lido as 6 partes verá que eu descrevo de maneira claramente bíblica o motivo de guardar o sábado (leia você também).

    Além de falar que eu estava numa ceita[sic] que precisava se converter ao cristianismo (muito ofensivo pra quem procura viver espiritualmente de maneira honesta) ele disse também que o que eu estava falando não tinha fundamento bíblico (!). Pensei que ele não tivesse lido (só pode ser isto) a minha resposta em 6 partes. Por esta razão, mandei para o email o artigo completo.

    Qualquer pessoa que compare minhas repostas com os comentários dele vai ver sua TOTAL incapacidade de entender o que está lendo (talvez por motivo de problemas de leitura ou por desonestidade intelectual mesmo).

    Você, leitor deste blog, faça o teste: verifique na publicação anterior as minhas respostas e compare com os comentários dele.

    À você, Romaryw Borges (que até me ameaçou de processo judicial), eu digo:

    Você continua sendo um mentiroso e uma vergonha para o cristianismo: mentiroso porque perverte textos bíblicos à medida que vai ignorando tantos outros; vergonha porque ensina mentiras e não tem ao menos a humildade de falar: “estou errado”.

    Pelo menos, você é homem (não de conversar comigo ao vivo por vídeo, coisa que você não quis por MEDO de ouvir as verdades) de publicar aqui as minhas respostas que completamente PROVAM que você está errado.

    shhdventist@hotmail.com

    • Errado com relação a sua colocação ou com a doutrina da sua igreja, concordo. Já com relação ao evangelho em si, na mais oura essência vivida e ensinada por Jesus, o qual acredito que não veio em vão e nem deixaria de ensinar algo tão importante, então lhe digo, NÃO ESTOU ERRADO. Mas também não vou discutir, pois não vale a pena. Penso eu que nossos e-mails trocados e esta postagem já foi o bastante para encerrarmos o caso.

      Mais uma coisa.

      Eu já vi falar em Adventista desempregado, com a família passando necessidade e o pastor falando que ele não podia trabalhar no sábado,..e na TV Novo Tempo, e também em Hospitais adventistas podem trabalhar? trabalham na boa. HIPÓCRITAS!!!

      Em Colosseses 2 ;16, 17 mostra que os cristãos não devem mais ser criticados quanto a isso, por quê ? Porque não têm mais que guardar.

      TV Novo Tempo, Hospital Adventista, Faculdades Adventistas, pessoas adventistas, etc: POR QUE VOCÊS LIGAM O FOGÃO NO DIA DE SÁBADO ?

      Êxodo 35: 2, 3

      Faça-me um favor caro leitor. Guarde o sábado ou deixe de guardar, faça o que achar que seja correto e eu farei o que acredito ser. Ensine como achar correto, pois não irei tentar impedir e muito menos lhe procurar para criticar. Eu também farei e ensinarei o que acredito ser correto, no meu blog posto o que eu quero. Não quero ser grosseiro, mas já sendo, por gentileza, faça um favor de me deixe em paz!