Uma noite bem dormida é fundamental para a preservação de nossa saúde. A má qualidade do sono desacelera as funções cerebrais, acarretando em problemas de memória, aprendizagem, dores musculares, dentre muitos outros.
Os problemas do sono podem também ser motivados por distúrbios na respiração. O portal da Bianco Azure traz uma série de aparelhos recomendados por profissionais da área da saúde que auxiliam as pessoas que sofrem com problemas respiratórios a terem uma noite mais tranquila.
Dentre os distúrbios que incidem sobre o sono, o mais comum é a apneia obstrutiva. Consiste no relaxamento dos músculos da garganta, o que fecha as vias respiratórias e impede uma respiração adequada. É facilmente percebido em pessoas que roncam muito, passando a sensação de sufoco.
Este artigo é um Guest Post escrito por Nelio Camargo. Para ver mais textos dele, cliquei aqui.
O problema pode ser amenizado, para que a pessoa diagnosticada possa ter uma noite tranquila. O uso do CPAP (Pressão Positiva Contínua da Via Aérea, em tradução livre) é um dos caminhos. Existem diversos modelos do aparelho, como o que segue abaixo, por exemplo:
Consequências de uma noite mal dormida
Dormir mal afeta as funções cerebrais que comandam as funções de cognição, emoção e memória, de acordo com estudos realizados pelo Centro de Neurociência da SRI International.
Conforme as pesquisas apontam, a privação do sono acarreta em uma série de problemas, sendo o principal deles o aumento da irritabilidade.
Dormir bem é essencial, independe da quantidade de horas, desde que durmamos com qualidade, ou seja, que tenhamos uma boa qualidade do sono. Os pesquisadores dão algumas dicas para quem deseja melhorar a forma de se dormir e, com isso, preservar a saúde:
- Não é ideal ir para a cama logo após chegar do trabalho. Caso contrário, levará consigo toda a ansiedade.
- Exercícios físicos devem ser feitos com algumas horas de antecedência do horário de dormir, para que a pessoa não se deite com o corpo agitado.
- Jamais coma muito antes de dormir. Sopas leves e frutas são alimentos propícios para a noite.
- Consumir álcool antes do sono também não é adequado.
- É ideal que o local onde se dorme seja utilizado unicamente para isso. Portanto, evite aparelhos eletrônicos no quarto.
E então, o que você achou? Deixe seu comentário e compartilhe se o artigo tiver sido útil ou se achar que seja útil para outra pessoa.
Depois que passei a não assistir tv no quarto, meu sono melhorou muito. Abraços.
Isso aê meu amigo..
pra ser sincero uso meu notebook no quarto, ainda pretendo ter um escritório, só pra trabalho mesmo, belo design do blog romaryw, abraços.
Obrigado Leandro! Bem vindo ao blog…