Saiba a importância da qualidade do sono

É essencial que tenhamos uma boa qualidade do sono. Neste artigo pesquisadores dão algumas dicas para quem deseja melhorar a forma de se dormir.

Uma noite bem dormida é fundamental para a preservação de nossa saúde. A má qualidade do sono desacelera as funções cerebrais, acarretando em problemas de memória, aprendizagem, dores musculares, dentre muitos outros.

Os problemas do sono podem também ser motivados por distúrbios na respiração. O portal da Bianco Azure traz uma série de aparelhos recomendados por profissionais da área da saúde que auxiliam as pessoas que sofrem com problemas respiratórios a terem uma noite mais tranquila.

Dentre os distúrbios que incidem sobre o sono, o mais comum é a apneia obstrutiva. Consiste no relaxamento dos músculos da garganta, o que fecha as vias respiratórias e impede uma respiração adequada. É facilmente percebido em pessoas que roncam muito, passando a sensação de sufoco.

Este artigo é um Guest Post escrito por Nelio Camargo. Para ver mais textos dele, cliquei aqui.

O problema pode ser amenizado, para que a pessoa diagnosticada possa ter uma noite tranquila. O uso do CPAP (Pressão Positiva Contínua da Via Aérea, em tradução livre) é um dos caminhos. Existem diversos modelos do aparelho, como o que segue abaixo, por exemplo:

Qualidade do sono

Consequências de uma noite mal dormida

Dormir mal afeta as funções cerebrais que comandam as funções de cognição, emoção e memória, de acordo com estudos realizados pelo Centro de Neurociência da SRI International.

Conforme as pesquisas apontam, a privação do sono acarreta em uma série de problemas, sendo o principal deles o aumento da irritabilidade.

Dormir bem é essencial, independe da quantidade de horas, desde que durmamos com qualidade, ou seja, que tenhamos uma boa qualidade do sono. Os pesquisadores dão algumas dicas para quem deseja melhorar a forma de se dormir e, com isso, preservar a saúde:

  • Não é ideal ir para a cama logo após chegar do trabalho. Caso contrário, levará consigo toda a ansiedade.
  • Exercícios físicos devem ser feitos com algumas horas de antecedência do horário de dormir, para que a pessoa não se deite com o corpo agitado.
  • Jamais coma muito antes de dormir. Sopas leves e frutas são alimentos propícios para a noite.
  • Consumir álcool antes do sono também não é adequado.
  • É ideal que o local onde se dorme seja utilizado unicamente para isso. Portanto, evite aparelhos eletrônicos no quarto.

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4 Comentários

  1. Depois que passei a não assistir tv no quarto, meu sono melhorou muito. Abraços.

  2. Leandro disse:

    pra ser sincero uso meu notebook no quarto, ainda pretendo ter um escritório, só pra trabalho mesmo, belo design do blog romaryw, abraços.