Você acha que fidelizar um paciente pela internet é algo difícil porque não conseguiu aplicar estratégias eficazes para a sua clínica de odontologia?
Se você teve problemas com alguma campanha de Marketing Digital, pode ter certeza que não a executou da forma correta.
Isso porque existem diversas regras no código de ética formalizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) que, se não forem seguidas a risca, geram punições para quem está envolvido.
Entretanto, investir em estratégias certas e que geram retorno, pode aumentar o seu faturamento em até 50%.
Gostou do papo e ficou interessado em aprender mais sobre o assunto para alavancar seu negócio? Então continue lendo o conteúdo!
Entenda qual a importância de fidelizar
Quando você tem vários pacientes fidelizados, isso quer dizer que eles sempre voltarão a se consultar e realizar os tratamentos em seu consultório odontológico.
Isso quer dizer que quando o paciente gera uma relação de confiança, ele terá você como referência profissional e, além de sempre escolher você quando precisar do serviço, também indicará para amigos e familiares, te proporcionando mais pacientes.
Com isso, seu trabalho está reconhecido e valorizado, já que os pacientes vão priorizar a qualidade do seu atendimento, que é algo importantíssimo para a saúde bucal.
Não à toa, os pacientes fidelizados são os que tem mais facilidade para seguir tratamentos e recomendações, já que confiam em seu cirurgião dentista, o que é algo benéfico para ambos.
Vamos lá?
Aprenda a fidelizar com o Marketing Digital
Ao colocar o Marketing Digital na prática para trabalhar com a gestão de clínicas e consultórios, você verá que é um conjunto de ações voltadas para atrair novos clientes e melhorar o relacionamento com os já envolvidos na empresa.
Para fidelizar, você precisa saber com quem está falando, ou seja, como seus clientes são, e nada melhor do que criar uma persona para isso.
A persona é um personagem semi-fictício baseado em várias características dos seus clientes reais para que você saiba exatamente qual campanha de marketing montar e investir.
E essas campanhas podem ser baseadas em:
- E-mail marketing: dispare e-mails com anúncios de pré-vendas, promoções, produtos diferenciados, entre outras coisas para mostrar que você se importa com o cliente;
- Pesquisas: peça para que os clientes respondam pesquisas de satisfação para que você tenha feedbacks positivos e negativos, assim sempre melhorando seu negócio;
- Redes sociais: use mídias sociais para interagir com seus pacientes e criar um relacionamento mais próximo, onde eles podem conversar com você para tirar dúvidas e enviar sugestões;
- Site/Blog: publicar conteúdos informativos que sejam relevantes para o seu público os ajuda a ter mais confiança em sua clínica e também a tirar algumas dúvidas;
- Credencial: mostre que é credenciado de alguma operadora de convênio odontológico, assim você consegue clientes que fazem parte de algum e que se consultará com você todos os meses.
Quando você é um profissional da odontologia, como um cirurgião dentista, por exemplo, é muito importante manter diversos pacientes fidelizados.
Redobre sua atenção
Para que suas campanhas de Marketing Digital não deem errado e traga resultados insatisfatórios para a sua clínica, você não pode:
- Omitir o nome do dentista responsável das campanhas;
- Oferecer a primeira consulta gratuitamente;
- Oferecer tratamentos de brindes;
- Omitir o nome e o número de inscrição da pessoa jurídica ou física;
- Fazer divulgação de procedimentos ou técnicas que não tenha resultados comprovados;
- Divulgar os preços que você cobre por consultas e tratamentos;
- Divulgar fotos que mostrem o paciente antes e depois de realizar tratamentos.
Então, com a atenção redobrada nessas ações que são proibidas e sabendo quais você deve usar, ficou claro que suas campanhas vão dar certo, não é mesmo?
Fidelização é a chave para o sucesso
Com as informações deste conteúdo você ficou ansioso e empolgado para colocar tudo em prática no seu consultório?
A dica principal aqui é estudar o seu público através da criação da sua persona, pois assim suas estratégias de Marketing Digital serão totalmente assertivas e trarão os melhores resultados.
São pacientes fidelizados que você precisa, certo? Então não fique bobeando e vendo os seus concorrentes na sua frente.
Se destaque e seja referência no mercado!
Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Vue Odonto