A metodologia SEO é a principal estratégia para aumentar o tráfego do seu site de maneira significativa, ganhar visibilidade e autoridade no mercado e conquistar mais clientes! Quer saber como fazer tudo isso? Descubra agora com dicas práticas e aplicáveis ao seu negócio!
Graças a internet a forma de consumir e vender mudou completamente e hoje é inevitável consultar as redes sociais, blogs e o Google antes de fechar algum negócio.
Só para se ter uma ideia, atualmente o Google é principal mecanismo de pesquisa do mundo e tem cerca de 4 bilhões de buscas diárias que envolvem as mais diversas intenções: passatempo, tirar dúvidas, curiosidades e consumo.
Antes do boom da internet, quando havia alguma dúvida em relação a algum produto ou serviço era comum se consultar com a própria empresa responsável pela venda. Porém, essa jornada de compra mudou.
Atualmente é no Google que se busca por essas informações. Afinal, qual foi a última vez em que você comprou algo sem dar uma olhada na internet? Pois é.
Indo além, e quando o assunto é ser encontrado? Ou melhor, fornecer informações para atrair clientes pelo Google? Continue lendo este conteúdo e descubra!
O que é e como funciona SEO
Search Engine Optimization, Otimização de Mecanismo de Busca ou só SEO.
As práticas de SEO são aplicadas em sites para que eles conquistem as melhores posições em mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing (o foco aqui será no Google que é o mais importante).
Normalmente as empresas aplicam a metodologia SEO para seus produtos ou serviços serem encontrados por potenciais clientes a partir dos termos pesquisados por eles.
Imagine uma clínica odontológica. É mais ou menos assim:um paciente deseja saber sobre o preço de procedimentos estéticos e busca por “clareamento dental preço”.
Basicamente, ao conhecer a maneira com que seu público busca por questões relacionados ao seu segmento e aplicar técnicas de SEO acerca dessa palavra-chave com conteúdos relevantes, as chances de uma empresa ter mais tráfego e vendas aumentam.
Palavras-chave
Palavras-chave são os termos buscados pelo público. Sendo assim, antes de selecioná-las estude à intenção de busca do seu público e como eles buscam por serviços que sua empresa oferece.
Essa tal palavra-chave será o termo que o site busca posicionar nas primeiras posições do Google a fim de ser encontrado pelo público que procura por algo relacionado ela, como um procedimento com implante dentário, produto ou procedimento.
Então, opte por termos específicos em relação ao seu mercado. Sobre o exemplo da clínica,a palavra-chave “odontologia” não é muito útil, pois pode aumentar o tráfego, mas ainda assim ele será desqualificado.
Contudo, termos como “aparelho transparente preço” gera ao site um tráfego qualificado de pessoas mais próximas do momento de compra.
Antes de escolher as palavra-chave tenha ciência do volume de busca delas, ferramentas como Google Adwords são um excelente recurso.
Os conteúdos
Os conteúdos devem ser criados em cima das palavras-chave para serem vistos como relevantes, melhorarem a experiência do usuário no site e não serem penalizados pelo Google.
Melhor dizendo, se a pesquisa inicial é sobre “buraco na gengiva” e o usuário acessou seu blog para ter essa informação, dê a ele.
Forneça um conteúdo completo que informe o que é o tratamento, como funciona, preços, onde encontrá-lo, duração do procedimento, dentre outros.
O ideal é gerar um conteúdo completo acerca do tema, esse é um ponto determinante para que ele seja relevante aos olhos do Google.
A página
Os conteúdos além de completos devem ser atualizados com frequência para que sejam vistos como relevantes a longo prazo.
Na prática, conteúdos atualizados são enxergados como relevantes pelo Google, pois acompanham as evoluções mais recentes e importantes acerca do assunto.
Desse modo, eles são recomendados pelo algoritmo e chegam até novos usuários.
Conteúdos atualizados passam maior credibilidade aos usuários do site, pois evidenciam o compromisso da empresa em entregar novidades e informações relevantes sobre o tema.
A formatação do site
A grande maioria dos acessos hoje vem dos smartphones, então é preciso pensar neles de maneira especial. É aí que entra o design responsivo do site!
O design responsivo adequa as páginas site à formatação dos smartphones e tablets, as deixam mais compactas, legíveis, e diminuem o tempo de carregamento, pontos que são determinantes na experiência do usuário na página.
Algumas práticas recomendáveis de design responsivo são:
- Não publicar parágrafos longos;
- Evitar o uso de imagens não compactadas e de nomeá-las antes de importar (por exemplo, se é a imagem de um aparelho odontológico, nomeie como aparelho-odontologico);
- Não inserir links e pop-ups em excesso;
- Não publicar textos sem imagens;
- Legendas curtas e compatíveis com a imagem.
Seja encontrado pelo seu público
Neste conteúdo você descobriu um pouco mais sobre a metodologia SEO, passos simples para aplicá-la, a importância de criar conteúdos úteis e como eles fazem a diferença na decisão de compra do seu público.
Além disso, viu que as práticas de SEO são fundamentais para que o site da sua empresa tenha mais acessos, ganhe visibilidade e autoridade no mercado atual.
Para finalizar, a criação de conteúdo deve ser pensada com a intenção de entregar ao público mais que um serviço ou produto. Isto é, não insista só em ofertas, desmistifique assuntos sobre o mercado, dê dicas, passe conhecimento, entregue autonomia, isso faz toda a diferença.
Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal