BLOG Blogs Romaryw Borges

Como criar blog sem gastar dinheiro

Neste artigo você vai aprender como criar blog sem gastar dinheiro com hospedagem. O tutorial contém vídeos para facilitar ainda mais, e você pode escolher se desejar aprender pelo vídeo ou lendo o texto com imagens. Veja o artigo completo!

Neste artigo vou ensinar você a como criar blog em WordPress sem gastar nenhum centavo com hospedagem, isso porque iremos fazer a hospedagem deste blog em um serviço gratuito.

A hospedagem gratuita da qual falo é a Hostinger, um serviço muito bacana para quem quer criar um blog profissional em WordPress sem gastar dinheiro.

Então preste bem atenção no passo a passo que inclusive tem vídeos para facilitar. Se seguir corretamente, logo você vai ter seu blog publicado na internet só no jeito de iniciar suas postagens.

Tomei a iniciativa de criar este tutorial após ver algumas pessoas com dificuldade lá no curso que fiz. Quer dizer, o curso que comprei, o Método Start.

Aliás, se você desejar conhecer este maravilhoso curso, lhe recomendo, pois é um curso muito bom que ensina como criar blog de forma profissional e ganhar dinheiro com este blog.

Foi com este curso que iniciei minha jornada em WordPress, aprendi maioria do que sei hoje sobre blogs e iniciei meus ganhos de dinheiro na internet.

Agora vamos ao que de fato vim aqui fazer, lhe ensinar a como criar blog .

O tutorial está neste vídeo, mas se você desejar ver em texto, logo abaixo do vídeo tem o passo a passo em texto também. Espero que goste.

[VÍDEO] como criar blog em WordPress sem gastar dinheiro

OBS: Gostaria de avisar que eu não recomendo você a criar seu blog profissional utilizando uma hospedagem gratuita e muito menos um domínio gratuito.

Hospedagem gratuita costuma cair muito deixando seu blog fora do ar por vários minutos ou até mesmo horas e você nem pode reclamar com eles, pois é gratuita.

Recomendo a como criar blog numa hospedagem grátis apenas para blog de teste ou mesmo para um blog provisório que você vai profissionalizar no futuro.

Para seu blog profissional eu recomendo que compre um plano de hospedagem na HostGator ou em outro que também seja de confiança e o domínio você pode comprar na Godaddy ou na Registro.br

Recomendo também um outro curso bem barato e completo o Como Criar Um Blog que ensina todo o passo a passo.

Mas se de toda maneira desejar ter seu blog sem gastar nenhum centavo, então siga o passo a passo abaixo e veja como é fácil e rápido ter o seu blog.

Criando uma conta na hostinger

1º Passo: A primeira coisa que devemos fazer é criar uma conta de hospedagem na hostinger. Para isso você deve acessar o site da hostinger clicando neste link http://www.hostinger.com.br/ e depois clicar em “Criar Conta”.

Como criar blog - IMG 01

E você será levado para a página onde deve preencher com seus dados.

2º Passo: Agora você está na página “Abra sua Conta”, deve preencher os espaços como no exemplo da imagem abaixo.

Como criar blog - IMG 02

OBS: Se desejar você também pode se cadastrar na hostinger utilizando seu Facebook ou sua conta do Google. Você deve estar logado no Gooogle ou no Facebook.

Verificando e-mail de ativação

3º Passo: Após ter preenchido os dados e clicado em CRIAR CONTA, você receberá um e-mail de hostinger. É necessário que no momento de preencher os dados você coloque um e-mail válido.

Agora abra sua caixa de e-mails e verifique se recebeu um e-mail da hostinger.

Se recebeu, abra ele e clique em um link lá dentro para ativar sua conta.

Se não tiver recebido o e-mail, espere alguns minutos. Caso não receba, repita os passos de preencher os dados novamente e certifique-se de ter colocado seu e-mail verdadeiro e depois verifique seu e-mail.

Os: Se tiver criado sua contata na hostinger utilizando o Facebook ou o Google, então não precisa ativar nada pelo seu e-mail, sua conta será ativada automaticamente e talvez você nem vai receber e-mail da hostinger.

4º Passo: Depois ativar sua conta através do e-mail ou de alguma das outras formas, agora é hora de fazer login na hostinger.

Entre novamente no site da hostinger e no canto tem o espaço para fazer login.

Se você tiver cadastrado preenchendo os dados, basta colocar seu e-mail e senha e clicar em login.
Se tiver cadastrado pelas redes sociais (Face ou google), então coloque o e-mail e senha que usa para logar na rede social escolhida.

Como criar blog - IMG 03

Adicionando domínio em sua hospedagem

5º Passo: Após ter feito login na hostinger, você vai subir o mouse até o menu e posicionar ele em cima do nome HOSPEDAGEM, depois vai clicar em NOVA CONTA como na imagem abaixo.

Como criar blog - IMG 04

6: Passo: Agora selecione o plano que você deseja. Neste caso, vamos escolher o plano gratuito depois clicar em COMPRAR. Não se preocupe, pois tem o nome comprar, mas não vai pagar nada. Como pode ver, o valor tá 0,00 (Zero).

Basta fazer como na imagem abaixo.

Como criar blog - IMG 05

7º Passo: Agora você vai escolher se quer usar seu próprio domínio profissional personalizado (PAGO), ou se deseja utilizar um subdomínio gratuito da própria hostinger.

a) Se optar por usar o grátis, basta escolher subdomínio, escolher uma extensão, preencher os campos e clicar em CONTINUAR como na imagem abaixo.

Como criar blog - IMG 06

Ah! E não precisa seguir a parte b) que está abaixo. Pode ir direto para o 8º Passo.

b) Se escolher utilizar um domínio que você já tenha comprado ou vá comprar, então escolha a opção DOMÍNIO, preencher os campos e clicar em CONTINUAR como na imagem abaixo.

Como criar blog - IMG 07

OBS: Se você ainda não tem um domínio profissional, como por exemplo: seublog.com.br ou .net, mas deseja ter um, recomendo que você compre no Registro.br (domínios nacionais) ou na Godaddy (domínios internacionais).

Depois você precisa apontar este domínio aqui para a Hostinger. Para isso vou deixar este vídeo que ensina…

Como redirecionar seu domínio do Registro.br para a Hostinger

8º Passo: Agora confirme sua aquisição preenchendo o Capcha e clicando em comprar. Mais uma vez repito que não precisa se preocupar ao clicar em comprar, pois apesar do nome você não pagará nada.

Como criar blog - IMG 08

9º Passo: Se tudo der certo, agora você já está com sua conta de hospedagem criada, com o domínio adicionado e pronto para instalar seu blog em WordPress. O seu domínio deve aparecer na lista como na imagem de exemplo abaixo.

Como criar blog - IMG 09

OBS: Caso o domínio que você adicionou não apareça na lista, basta atualizar a página.

Recomendo que você entre em sua conta de e-mail e salve um e-mail que você recebeu da hostinger após ter realizado este 9º passo.

Instalando seu blog na hostinger

10º Passo: Agora é hora de instalar seu blog na hospedagem da Hostinger.

Para isso basta clicar em cima do domínio (gratuito ou pago) que você acabou de adicionar em sua lista da hostinger.

Como criar blog - IMG 10

Vai se abrir algumas opções, então você clica em “Alto instalador” para que seja feita a instalação automática do seu blog.

Como criar blog - IMG 11

11º Passo: Após clicar em Auto instalador você será redirecionado para uma página com vários ícones de sistemas que podem ser instalados em sua conta da hostinger. Neste caso o que nos interessa é o WordPress.

Então você vai descer até “Gerenciamento de conteúdo” e procurar pelo ícone com o nome do WordPress. Clique nele!

Como criar blog - IMG 12

12º Passo: Neste momento você vai estar na página de “Nova configuração para instalação” e é nesta página onde você ira preencher os dados de configurações básicas do seu blog, como por exemplo o login, o nome do seu blog, etc.

– Em URL pode deixar como está. No caso é pra está a url com o domínio do seu blog. Não preencha nada na frente!

– Em língua você pode deve clicar e selecionar o idioma do seu blog. No caso, Português do Brasil.

– Em usuário administrador você deve colocar um nome com uma só palavra, pode ser por exemplo SeuNome55Top, mas que seja algo que você lembre depois, pois é com este nome que você vai logar na área administrativa do seu blog.

– Em Senha do Administrador você digita sua senha. Uma dica é que use senhas difíceis, como por exemplo com letras e números inclusos.

– Em e-mail do administrador você coloca o seu e-mail. Talvez ele já até esteja aí.

– Em Título do website você coloca o nome que deseja em seu blog. Por exemplo, se seu domínio for www.blogdojoao.net você preenche o espaço do título com o nome “Blog do João”.

– Em Website tagline você deve colocar uma curta descrição, como por exemplo “O melhor blog do Brasil”.

Depois é só clicar em Instalar. Siga os exemplos da imagem abaixo.

Como criar blog - IMG 13

13º Passo: Depois de clicar em Instalar você verá uma mensagem dizendo que o Pedido de instalação foi feito com sucesso. Basta aguardar a média de um minuto e pronto, seu blog já está instalado e pronto para ser usado.

Como criar blog - IMG 14

Se você acessar a url do seu blog já vai ver ele no ar com um post de teste.

Fazendo login na área administrativa do seu blog

14º Passo: Para fazer login em seu blog é só digitar no seu navegador o endereço (url) do seu blog/admin. Por exemplo: www.blogdojoao.net/admin

Você será levado para a página de login do seu blog.

Como criar blog - IMG 15

Basta colocar seu Usuário administrador e sua Senha do Administrador. Aqueles mesmos dados que foram criados no 12º Passo. Lembra?

Conclusão

Como já falei, não recomendo você usar uma hospedagem gratuita para seu blog profissional. Mas se você deseja apenas ter um blog provisório para fins de aprendizado seu ou outro qualquer, então esta é uma das melhores soluções.

Neste caso, se tudo tiver dado certo para você é porque eu cumpri com minha missão de ensinar Como criar blog sem gastar, pois no decorrer deste tutorial falei que seria bom você comprar de domínio profissional e até indiquei cursos, mas não é algo obrigatório.

Foram apenas dicas minhas para facilitar sua vida na blogosfera, mas são coisas opcionais e o fato de você não adquirir tais indicações não impedem que você coloque em prática as coisas ensinadas neste tutorial.

Minhas dicas finais são:

Faça login no admin do seu blog e faça as configurações principais, como por exemplo:

– Instalar e configurar os principais plugins. Mas não exagere! Instale apenas o necessário!

– Instalar um tema legal (gratuito ou pago).

Se deseja ter um tema gratuito de qualidade, recomendo o Point.

Se desejar ter um tema profissional por um preço baixo, eu recomendo muito o Centive. Aliás, eu uso ele em quase todos os meus blogs e lhe garanto, é um dos melhores temas que existe e ainda por cima é em português.

Também recomendo 3 vídeos que criei com tudo que você precisa saber sobre temas WordPress.

Por fim, mas não menos importante, ao contrário, é a parte mais importante, comece a postar conteúdo de qualidade e não pare nunca mais. Hehe

É uma tarefa árdua, mas vale muito a pena alongo prazo.

Se este conteúdo lhe foi útil, por favor deixe seu comentário e compartilhe.
Se algo deu errado, deixe seu comentário que vou tentar lhe ajudar.

Grande abraço e muita paz!

Sobre o autor | Website

Blogueiro apaixonado por criação de conteúdo. Come, bebe e respira a internet onde atua a mais de cinco anos criando diversos projetos seus e de clientes que ficaram tão satisfeitos e se tornaram amigos...

Receba por email as novidades aqui do blog e também as minhas dicas exclusivas. É GRÁTIS!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Garota Linda disse:

    Eu já usei o Hostinger a uns 4 ou 5 anos e não gostei. Na época eu achei bem complicado de usar e muito lento… Mas, agora, como eu preciso hospedar um site e não tenho verba, to pesquisando opções… Parece que o Hostinger é o 0800 mais recomendado mesmo… Vou me arriscar com um novo teste!

    • Oba meu amigo, legal. Ela não é boa, mas dá pra usar se não quiser gastar. Outra que estou testando e gostando muito, se você desejar tentar, é esta: http://ptblogs.com/pt/

      O problema é que dificilmente dá certo criar a conta porque o email de confirmação dificilmente chega. Mas se vc conseguir, é ótima. Abraços