BLOG Motivação Romaryw Borges

Você pode ser alguém MESMO SEM FACULDADE

O que mais vemos hoje em dia é gente que tem sonhos, sede de conquista, vontade de ser diferente ou de poder fazer a diferença em alguma coisa ou alguma área na vida da sociedade ou da sua própria vida em particular.

O que acontece de fato é que maior parte das pessoas ficam estagnadas no caminho, outras nem dão o primeiro passo, pois acreditam que para ser diferente no bom sentido, ou que para fazer algo grandioso, deve-se seguir a regra do FAZER VÁRIOS ANOS DE FACULDADE.

Mas o problema é que muitos são impossibilitados de fazer a tal devido algum obstáculo financeiro ou outro qualquer. O que fazer? Ficar o resto da vida sendo um nada no meio do mundo apenas “esperando a morte chegar” como disse Raul Seixas?

Você-Vencedor

Vou mais além, e falo também a respeito de pessoas aparentemente bem posicionadas na sociedade, com bom status financeiro (muitas vezes por ter nascido em uma família já rica ou talvez por ter ganhado na loteria), mas a pessoa não consegue ser alguém por si mesma.

Se acomoda e não busca ser alguém

A sociedade só a conhece por causa da sua grana e não por causa da pessoa em si. Esse tipo de gente às vezes se acomoda e não busca ser alguém, pois pra ela sua vida já está bem financeiramente e isso basta. Isso faz a pessoa tipo congelar na vida passando por ela sem deixar seu rastro.

Outras pessoas ricas não querem se acomodar. Querem conquistar seu espaço por si só, e às vezes até tentam, mas também não consegue ser diferente, ser grande por si, ser uma pessoa reconhecida por seu talento impagável ou pela sua gênia criatividade, sua capacidade de luta e conquista, pois se consegue fazer algo que chame a atenção, quando buscamos saber de fato descobrimos que aquele mérito foi comprado.

Em outras palavras, as pessoas se acostumaram a viver em um ciclo que funciona basicamente assim: Se tem dinheiro você consegue ser quem você gostaria, inclusive consegue ganhar mais dinheiro. Mas se não tem a tal grana, você não consegue nada. É obrigado a ser o que o mundo te determinar que tu sejas. Deve aceitar a causa imposta e tentar de qualquer forma se escravizar em uma universidade (ou em várias) para depois de muitos anos sair de lá e continuar sendo escravo do trabalho fazendo algo que muitas vezes você nem gosta. Ou é isso, ou viver mendigando o pão de cada dia. Mas será que de fato só existem essas opções?

Você não precisa frequentar universidade

Universidade

É muito importante lutarmos pelo conhecimento acadêmico, estudar mais e mais, fazer faculdade, etc. Mas se não for possível estudar em uma universidade, se não for possível pagar tanto pelo conhecimento, busque pelo menos o básico e o restante você consegue na luta.

Na verdade, para seguir alguns caminhos nesta vida é obrigatório o conhecimento acadêmico e o diploma. Mas isso depende muito mesmo de qual caminho tu queres seguir. Pois na vida se aprende quase tudo sem ter que pagar nada, apenas dedicar tempo e esforço, e também se consegue viver bem com este aprendizado, consegue-se boa instabilidade sem ter diploma.

Não estou aconselhando ninguém a parar de estudar e não estou ensinando que é correto largar faculdade e buscar vencer apenas na luta e na fé. Só estou dizendo que se você não pode ou definitivamente não quer passar em média cinco anos de sua vida em uma faculdade aprendendo a ser escravo do trabalho em alguma empresa qualquer, é possível sim ser feliz de outra maneira, é possível sim sobreviver e às vezes até viver bem trilhando outros caminhos, e claro, caminhos dignos.

E mais uma vez reforçando, não estou falando em ganhar na loteria, muito menos de roubar. É forma digna, lutada, pensada e repensada, estudada, só que de forma diferente do padrão tradicional.

Quer saber como? Pergunte-me!

Palavras de motivação do autor deste post

Motivação

Como eu Romaryw Borges sou de família humildemente pobre no que se refere a nome ou quesito financeiro, como sempre tive que batalhar muito pela sobrevivência em um mundo em que tudo fica cada dia mais competitivo e difícil, como eu não fiz faculdade e nem pretendo (futuramente explicarei o motivo), então me dispus a cair de cara na vida para tentar ser alguém que vive de fato, alguém que é alguém por si só, SEM FACULDADE.

Busco cada dia mais ser alguém que supera os obstáculos não por mérito de grana, alguém que tem fé e através desta consegue aprender a viver quase que sozinho. Além do já falado, sou alguém que procura ajudar o próximo da forma mais grátis possível, e que aceita e deseja viver em união com a sociedade. Sigo assim: Vou errando, acertando, caindo, levantando, e aprendendo cada dia mais.

Oba Romaryw! Então você tem uma fórmula do sucesso para seguir? Resposta, NÃO. Mas tenho uma boa dica.

Veja Como ter resultados com O Poder da Decisão e da Ação

E então Romaryw, tu é rico cara? Resposta, CLARO QUE NÃO. Mas sou lutador e sou feliz por ser assim.

ATUALIZAÇÃO 2015 – LARGUEI MEU EMPREGO CHATO. HOJE TRABALHO DA MINHA CASA PELA INTERNET FAZENDO O QUE GOSTO.

Estou falando de liberdade de poder viver, viajar, criar, pensar e falar. Estou falando de liberdade no sentido ao qual esse post se refere. Não sou livre, mas existe essa possibilidade. Acredito que estou indo em direção a ela.

Estudei a fundo as possibilidades

Mas por que estou aqui falando dessas possibilidades? Simples. Já experimentei um gostinho, já estudei a fundo as possibilidades, e claro, sei de muitas pessoas que fazem parte desta forma de viver que muitos sonham mais poucos acreditam, e por isso poucos lutam por ela. Eu acredito que em breve estarei aqui declarando a minha nova vida.

Então, faltando pouco para finalizar este post com minhas simples palavras e forma de pensar quase que meio poeta, digo a todos: Pessoas de boa fé, gente de toda raça ou vontade, bom caráter, pessoas lutadoras que acreditam em si e tem fé em Deus, gente grande ou pequeno, todo ser humano normal (e às vezes nem tanto), este post é simplesmente para te dizer que você tem capacidade para: Desenvolver, aprimorar e fazer a coisa acontecer.

Você pode ser alguém por si só

Uma luz para Você

Thomas Edison: O inventor da Lâmpada foi classificado como ‘Burro demais para aprender’ segundo seus professores.

Como seria o mundo hoje sem a lâmpada? Difícil imaginar.

Acredite! Independente da condição financeira ou social na qual a vida te faz habitar, independente de ter grana ou não, de ter alguém que acredite em ti ou não, mas Deus acredita em teu potencial, e eu acredito em ti assim como acredito em mim mesmo e em Deus. Você PODE!

Mas não adianta de nada ler textos motivadores, ouvir palavras lindas, e depois voltar a se acomodar. Pra gente vencer temos que ir a luta, estudar (não estou falando de faculdade), deve-se cair de cara na vida sem medo de errar. Afinal de contas, é errando que se aprende, e se temos medo de dar o primeiro passo, como iremos dar o segundo? Como se consegue chegar ao final sem iniciar o percurso? Saia do lugar e lute, corra para realizar os teus objetivos, viva!

Atenciosamente: Seu amigo blogueiro e pensador Romaryw Borges que também lhe desafia a deixar o seu comentário logo mais abaixo dizendo o que achou deste post, deixando seu modo de pensar para que outros leitores saibam que você passou por aqui. Obrigado!

Sobre o autor | Website

Blogueiro apaixonado por criação de conteúdo. Come, bebe e respira a internet onde atua a mais de cinco anos criando diversos projetos seus e de clientes que ficaram tão satisfeitos e se tornaram amigos...

Receba por email as novidades aqui do blog e também as minhas dicas exclusivas. É GRÁTIS!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

65 Comentários

  1. Douglas disse:

    olá! estava procurando como vencer na vida sem faculdade ai me direcionaram até vc, lí varios comentários e me identifiquei com vários, tenho 20 anos e este é meu primeiro ano de faculdade! curso Direito! n~so tenho vontade nehuma de ser adivogado ou coisa parecida, iniciei este curso pois meu sonho era ser policial, mas as dificuldades são tremendas… ainda tenho esse sonho em mente, mais aí, quando penso que falta 5 anos pela frente me desespero pois, pessoas formadas em Direito hoje são oque mais tem no mercado, tenho fé! penso positivo! mais tbm su realista! sei que no final desses 5 anos posso tornar o meu sonho em realidade mas tbm… por irônia do destino isso tbm não pode se realizar, ai penso “e se depois desses 5 anos não conseguir passar na prova”! será tempo e dinheiro e anos de minha vida gastos em vão… ” Meu outro sonho é trabalhar e comprar uma moto de maior cilíndrada para poder curtir e aproveitar a vida! trabalhar e nos meus tempos livres subir em cima dela e… ficar em Paz!!! <3

    • Que legal ver sua história amigo. Isso aí, corre atrás dos seus sonhos e seja feliz. Existem muitas possibilidades pra se dar bem na vida. Não precisa seguir a lógica do sistema. Abraços

  2. Lívia disse:

    Boa noite Romaryw td bem? Achei seu blog quando estava procurando se fazer faculdade é o único caminho para um futuro ”bem sucedido”.

    Comecei a fazer faculdade de comercio exterior no começo desse ano, meio que por impulso, mesmo que esse curso sempre esteve em minhas opções. Faço a distancia e ele é tecnólogo. Me parece que essa modalidade que escolhi é mais voltada pra quem já ta na área e quer se especializar.

    Quanto mais eu vou assistindo as aulas, mais eu vou me sentindo infeliz comigo mesma, tenho a sensação que não vou conseguir ser uma boa profissional continuando do jeito que estou. Cobro muito de mim e tenho pressa em ter um futuro profissional bacana.

    Mas agora eu estou muito perdia, um lado de mim fala pra trancar a faculdade outro que não é pra desperdiçar tempo, tenho apenas 18 anos, sei que to muito nova ainda, mas meu sonho é ”calar a boca” de todos que duvidam de mim. A maior parte de mim grita que se eu estou infeliz com isso é pra largar e ir em busca do que me faz bem, mas ate agora não vejo sonhos concretos que posso buscar. Realmente estou perdida. E quando peço ajuda a família eles so falam ”faça o que vc achar melhor”…(???).

    Mas enfim, gostei muuuito do seu texto ”voce pode ser alguem na vida mesmo sem faculdade”, fico muito feliz que tenha pessoas assim que possa nos ajudar a enxergar o mundo fora dos padrões que nos impõe desde a 1º serie no fundamental. (Já peço desculpas se não conseguiu compreender muito essa confusão kkk) Obrigada!!!

    • Olá querida, Tudo bem?

      Entendo perfeitamente suas dúvidas. Mas fica tranquila, pois você não vai ser uma fracassada, e isso não depende de faculdade.

      Existem muitos caminhos, muitas verdades, e sobre essa questão de ter sucesso, é relativo.

      Eu fico feliz que meu artigo tenha ajudado você de alguma forma, e se desejar conversar por WhatsApp ou Facebook, só chamar. Respondi sua mensagem por email também.

      Abraços

  3. Joaquim Lopes disse:

    Joaquim de 24 anos, sem emprego, mas estudando num regime educacional pobre em tudo. eu ando deprimido todos os dias q volto da faculdade, pensando se um dia minha vida vai mudar e se aminha família terá orgulho de mim. Teu texto é muito motivador.

    • SIM, sua vida vai mudar e sua família vai ter orgulho, independente de você concluir a faculdade ou não. Lembre-se de que você é o protagonista da sua própria história! Vai a luta e conquiste o que você desejar. Você pode! Você vai! Abraços

  4. Léo Lopes disse:

    Nossaaaaa, esse texto foi muito importante para mim, recém completei 21 anos, e já faz alguns anos que estou com esses sofrimentos internos, quando saí do ensino médio perdi uma oportunidade de entrar na faculdade e depois disso desisti de 2 cursos que sinceramente não me faziam feliz e que não me levariam a lugar nenhum, faz 2 anos que trabalho em um lugar que me escraviza muito, todos meus amigos e familiares me apoiam a sair desse emprego e me mudar ( moro em uma cidade pequena e sem futuro), mas eu por mais que sofra e esteja infeliz, entro em pânico só de pensar em sair e se não der certo ter q voltar e recomeçar, pois temo não encontrar trabalho, pq a crise está enorme,e acho q já não tenho mais tempo de recomeçar, e quanto mais eu penso nisso, e penso que deveria fazer uma faculdade, e todos os dias chego muito cansado do serviço e quando tento estudar parece que nada entra na minha cabeça, além de ter muita dificuldade em exatas ( muita mesmo), possivelmente já esteja com depressão, e cada dia parece que está ficando cada vez mais impossível de aguentar, sinceramente já não sei mais o que fazer… Só queria não ter tantas pressões colocadas em mim ( muitas por mim mesmo), na moral, só queria ser feliz… Desculpe pelo desabafo, acho que estava precisando falar sobre isso com alguém… Adorei seu texto!!!

    • Não precisa pedir desculpas. Agradeço pela confiança e desabafo. Também já estive em seu lugar e sei bem como é complicado. Mas fico feliz que meu artigo tenha sido útil pra você. E se eu puder ajudar em mais algo, estou a disposição. Pode entrar em contato clicando aqui. E se desejar trabalhar assim como eu em algo muito legal, Clique Aqui. Abraços

  5. Tiago disse:

    Fala, Romaryw! Beleza?
    Cara, você parece ser um sujeito gente boa. Parabéns, continue assim.
    Isso fica perceptível quando algumas pessoas postam comentários que demandam paciência de Jó para responder, pois entendem errado e ainda querem incitar contendas nada proveitosas. E, contudo, você retribui grosserias com gentilezas. Nota 10 para você.

  6. mauricio disse:

    Tenho quase 25 , fobia social, sem emprego , sem amigos , mas tenho fé em Deus creio que ele me dara um futuro digno para mim e a todos que o buscarem .

  7. Glaudeny Rodrigues dá Silva disse:

    Amigo tenho 25 anos e n sei o q fazer dá vida, n fiz faculdade até pq n me interessei por nenhum curso superior ainda, jah diz vários concursos n passei em nenhum, estou empregado mas n me sinto feliz.
    O q devo fazer? Me aconselhe, quero muito crescer na vida mas n sei como…

  8. Glaudeny Rodrigues dá Silva disse:

    Texto muito interessante, eu tbm n fiz faculdade ainda pq n encontrei algo q me interessa, acredito q vivemos de sonhos…

  9. Will disse:

    Gostei do texto, dessa sua visão, pois não tenho interesse em fazer faculdade. Mas sinceramente, isso é algo que nossos pais/parentes próximos/futuras esposas odiariam ler, rsrsrs.

    Bem, tenho 27 anos e estou passando por uma fase difícil: ainda não encontrei meu caminho. Já fiz muitas coisas: cursos na área de TI (inclusive faculdade, mas desisti quando percebi que não era o que queria), de idiomas, computação gráfica, música (auto-didata), e alguns outros que acabei desistindo pelo caminho.

    Dentre as áreas que já trabalhei, a qual mais exerci funções foi na de TI (tanto como técnico, analista e até professor) mas simplesmente não tenho mais o mínimo interesse em continuar nessa área.

    A música é minha paixão, porém é como um amor incondicional…não consigo me “aprisionar” por muito tempo, daí me distancio e volto aos seus braços quando sinto saudades, mas também não levo como um simples hobby, apenas não sinto que poderei ter sucesso nisso um dia.

    A única coisa que descobri com isso tudo é o que não quero, e de certa forma isso me serve de conforto nas horas que bate o desespero.

    Enfim, estou preocupado, pois não tenho mais 20 e poucos anos; estou beirando os 30 (2020 tá logo alí, rs), ainda não sou formado numa faculdade e sequer descobri o que quero -com amor, dedicação e satisfação- fazer da vida. O que vejo é que consigo fazer várias coisas, mas nenhuma delas faço tão bem quanto uma pessoa que gosta e sente prazer em fazer aquilo.

    Ficaria muito grato se me desse algumas dicas sobre o que pode me ajudar a descobrir minha vocação, já que isso implica no fato de eu querer distância de faculdade!

    Grande abraço!!

    • Olá amigo, entendo exatamente o que você está passando. rsrs. Já estive assim, como você pode ter visto no artigo. Bom, hoje encontrei meu caminho no Marketing Digital que é algo que de certa forma está meio relacionado com TI, mas não se trata exatamente de TI. Se você desejar saber mais sobre o mercado que eu trabalho, amo, me sinto realizado e feliz, clique neste link https://romaryw.com.br/fno

      Espero que também lhe faça o mesmo bem que está fazendo a mim.

      Grande abraço e desejo de coração que você encontre seu caminho. Qualquer dúvida pode entrar em contato.

      Deus abençoe

  10. Rb, tenho 21 anos, e essa é a fase da escolha… e estou passando por tudo isso cara. Bato de frente quem fala comigo que “para ser alguém precisa de faculdade”, e seu texto retrata MUITO bem tudo isso. Sabias palavras, e boa sorte pra nós, e todo o resto que se indentificou também! Abraços

    • Isso aí meu amigo. Vamos em frente em direção a realização dos nossos objetivos, indo contra a corrente, contra a imposição do sistema. hehe. Sucesso a nós! Paz…

      Abraços

  11. Paloma disse:

    Gente, como é encorajador os comentários de vcs, e percebo que a maioria assim como sofre do mesmo problema: os pais que pressionam à fazer uma faculdade porque eles querem se orgulhar, e muitas vezes eles não conseguiram isso, talvez por não ter tido oportunidade ou não ter corrido atrás… Mas enfim, eu tenho 20 anos e estou com muita dúvida se devo ou não fazer algum curso numa universidade, é uma escolha difícil até porque eu não sei o que estudar. Eu gosto da área de TI, mas acho que não vou conseguir, aí eu penso em fazer letras, mas sei lá estou bem do jeito que tô, trabalho como intérprete de libras, não ganho muuuiiiiito mas o que ganho dá pra mim, é como se eu fosse professora… Mas queria algo melhor, no entanto estou bem assim 😁 sou como aquela música: complicada kkkkkkkkkkkkk abraços a todos 😘

    • Que legal que gostou. rsrs. Espero que encontre seu caminho. Grande abraço e Paz.

      OBS: Nunca diga que “acha que não vai conseguir”.

      Você é o que você acredita ser…

  12. Thiago disse:

    Boa tarde, me chamo Thiago. Eu estou em uma duvida enorme na minha vida, faço faculdade de Engenharia Civil , mas não é isso o que quero. Não me vejo como engenheiro, faço faculdade por minha mãe que nunca estrutura pra estudar e venceu na vida com muita luta, faço por ela me dar essa condição e não tenho um animo, não surge nada na minha mente de como vou ser como engenheiro, eu tenho um sonho de ser Produtor de musica eletronica, e quando estou em casa fico o dia inteiro estudando isso, mesmo sem ter estrutura pra equipamentos e tal, mas eu me vejo trazendo amor pela musica, vejo meu futuro assim e voo no pensamento quando estou indo pra faculdade estou pensando na musica e a estudando. Estudo todos os dias ela ja consegui fazer uma musica, boa mais não o suficiente, sei que se eu largar tudo para seguir isso eu vou conseguir, porem tenho medo de minha mãe não aceitar, eu amo muito ela e não quero magoa-la, poderia me ajudar com essa duvida?

  13. Jhon disse:

    Penso da mesma forma, concordo com todos vocês! Como faço para trabalhar online? Me ajude por favor!

  14. Jubileu disse:

    Nossa como eu amei esse texto.
    Em uma palavra: libertador.
    Eu penso o seguinte: uma faculdade dá status, mas não garante competência, e nem fabrica talento. Nós vivemos uma cultura onde para sermos virmos como “álguem” precisamos ter tudo que nos é imposto, herdado. Mas isso está mudando.
    E o dia que as pessoas abrirem suas mentes, o ego de muita gente vai ser em vão e a indústria do ensino, o apelo da publicidade, assim como o nariz de muito burocrata, vão abaixar.

  15. Pamela disse:

    Oi bom dia tudo bem ? então eu sou pessima em aprender as coisas sabe ? eu tenho uma duvida muito grande , se eu não fizer uma faculdade , e querer so trabalhar , sera que eu futuro vai ser bom ?

    • Oie querida Paula, vai ser bom sim. Só depende de você. As vezes o trabalho com a cabeça (planejamento) vale mais do que o trabalho braçal pesado.

      Neste mundo atual cheio de concorrência, o conhecimento acadêmico já não é mais garantia de um bom futuro. Na verdade, nunca foi.

      Quer se dar bem na vida? Seja uma pessoa criativa, empreendedora, alguém que pensa fora da caixa. Acredite no seu futuro, lute por ele. Mas para isso você primeiro precisa acreditar em si mesma.

      Grande abraço

  16. Alisson disse:

    Parabéns pelo seu blog Amigo!
    Sou comerciante e gosto do que eu faço, trabalho numa área de vendas de cama, mesa e banho. O meu problema é que meus amigos fica me pressionando por eu não fazer faculdade, ou algum tipo de curso, as vezes eu penso em entrar em uma faculdade ou fazer algum tipo de curso técnico. Só que quando eu penso que tem que estudar ai eu já fico meio pra trás rs. Porque meus amigos fala que pra agente ser alguém na vida e ganhar dinheiro precisa fazer faculdade pra poder ganhar bom dinheiro. Só que eu conheço uns amigos que não estudaram e tem um bom trabalho e ganha muito dinheiro e as vezes são que nem eu Comerciante.
    Já não sei oque eu faço mais! Fico todo confuso!

    • rsrs. Não fique confuso meu amigo. Se o que você está fazendo lhe faz feliz, isso que importa. Você não precisa mostrar (provar) nada pra ninguém além de si mesmo.

      E ainda que o seu trabalho não seja suficiente para melhorar de vida, existem outros caminhos. O caminho não é apenas faculdade. O que mais vejo hoje em dia no mercado de trabalho tradicional são PESSOAS FORMADAS E DESEMPREGADAS.

      Por outro lado, existem muitas pessoas sem formação vivendo bem. Não são formadas, mas sabem viver, são criativas, e isso é o que importa. Eu por exemplo, atualmente trabalho só através da internet, não tenho formação acadêmica e SOU FELIZ.

      Grande abraço e Paz

  17. Paola disse:

    Olá Romaryw! M3u nome é Paola, tenho 19 anos moro com meus pais, sou de sao paulo e não quero fazer faculdade pelo fato de não ser, digamos, inteligente. Eu sou PÉSSIMA em matemática, nem divisão eu sei fazer (completei o EM nem sei como). Enfim, gostaria da sua opinião, qual curso técnico fazer, eu queria o que todo mundo aqui quer, um bom emprego com um bom salário sem canudo! Como não tenho emprego, meus pais vão dar um jeito, e vão ver um curso técnico de enfermagem! Eu queria fazer em um hospital grande tipo, Albert Einstain ou Sírio Libanês, mas tenho medo que seja muito difícil, que tenha contas e essas coisa… por favor me ajuda ! Queria muito fazer letras na USP, mas sei que nunca passaria no Enem ou Fuvest ): resumindo, só quero trabalhar e ganhar uma boa grana pra dar orgulho aos meus pais.

  18. ll disse:

    Gostei do post. Infelizmente as pessoas acham que o sucesso da felicidade é necessário através da faculdade. Eu tenho 19 e faço um curso que nunca gostei e nem pensei em fazer mas os meus pais obrigam. Não sou uma pessoa feliz.

    • Verdade Letícia. É muito ruim fazer algo que a gente não gosta. Mas fica tranquila, mais cedo ou mais tarde você vai acabar encontrando seu caminho e fazendo algo que gosta. Fica tranquila querida.

      Se desejar conversar mais, trocar whats, etc, fique a vontade para entrar em contato através da página de contatos. https://romaryw.com.br/contato/

      Abraços e muita paz.

  19. Junior Cesar disse:

    As pessoas de hoje em dia são pressionadas a colocar o diploma acima da felicidade. Muita gente tá correndo atrás do seu “papel pra trabalhar” e está infeliz.

    Comecei fazer faculdade, por mais que fosse algo que poderia me fazer bem no futuro, eu não estava feliz. Perdia noites de sono, tinha que me dedicar muito e não era aquilo que eu queria para a minha vida.

    A parte mais dificil foi contar para os meus pais, que eu abriria mão do diploma para me jogar no mercado dos “sofridos” ensino médio completo. Porém eles me apoiaram e isso me motivou ainda mais.

    Existem N empregos para quem não tem esse papel que é o sonho de consumo de todo mundo, só tem que saber procurar. É lógico que não vou ganhar tanto quanto um pós-doutor (ou sim), mas resolvi priorizar minha felicidade. Faço cursos como Técnicas de Venda, Oratória e outros do tipo. Corri por várias imobiliárias por aí e consegui uma que me deu a oportunidade de me formar (na prática, sem precisar decorar textos para fazer provas) um Corretor Imobiliário, comecei acompanhando um com mais experiência e hoje faço meu trabalho sozinho. Tenho 21 anos, não sei se ganho mais do que alguém com diploma, mas estou muito feliz com o que ganho e muito realizado com a minha vida.

  20. Leo disse:

    Iai cara , blz .Estou lendo aqui e gostando muito.Voce poderia me responder por gentileza e como forma de ajuda ? Quanto tempo demorou pra vc viver so com o blog e quais foram os meios de estudo que voce usou pra consegui as informações pra aplicar e se dar bem ! Obrigado ,irmão !!!

  21. Fernando Junqueira disse:

    Gostei do seu texto, Romaryw Borges. Comecei a fazer uma Faculdade Virtual (EAD) em Ciências Contábeis o curso no começo estava indo legal, porem quando chegou na metade do curso foi me desiludindo com o curso e vi que não era para mim, acabei desistindo do curso, porem me acomodei e não procurei outra faculdade para fazer! Hoje com a crise econômica para sobreviver, não há outro jeito de fazer, ha não ser tentar fazer algo diferente para se sustentar! Gostaria de uma sugestão sua! Grande Abraço

  22. Bruno de Jesus Quintino disse:

    Olá. Muito bom o Post, penso da mesma forma que você.
    tenho 20 anos, não fiz faculdade nenhuma, parei de estudar no ultimo ano do ensino médio e não sou rico. Um ótimo currículo não? rsrsrs. Decidi que não iria fazer uma faculdade depois que comecei a estudar uns cursos que comprei na internet direcionados aos meus interesses, vi que é possível aprender sem frequentar uma universidade. É obvio que nem tudo que se aprende em uma faculdade vou conseguir aprender em um curso. Mas ai eu te pergunto cade os universitários? O fulano de tal se formou e hoje trabalha pra uma empresa bem conhecida! (não estou criticando quem é formado e trabalha para os outros). Eu decidi que não queria passar longos anos estudando em uma faculdade, pra no fim das contas ser mais um funcionário que tem um diploma. Antigamente eram poucos os que cursavam uma faculdade, então quem tinha um diploma era simplesmente o “fodão”. Já nos dias de hoje estudar em uma universidade se tornou algo comum, por conta disso a concorrência aumentou demais, e o que te diferencia de sua concorrência? se o seu concorrente sabe as mesmas coisas que você, tem um diploma igual o seu e oferece o mesmo tipo de trabalho que você. Analisando essas perguntas chego a conclusão de que um diploma não é tão importante assim “pra mim”. Hoje eu trabalho por conta própria com marketing digital, e eu não preciso ser formado nisso, até mesmo porque o serviço que ofereço é o mesmo que as demais agências oferecem, porém procuro cultivar meus diferenciais, para que eu possa me destacar da concorrência. O intuito desse comentário não é fazer com que você desista de uma faculdade, mas fazer você pensar se isso é a chave para a felicidade. Seja feliz como você quiser, não viva dependendo de estudos, trabalho e dinheiro, pois um dia isso tudo ficará para traz! Deus abençoe tua vida!

  23. RAEL JOHN disse:

    gostei muito do artigo meu irmão…
    como disse um certo rap “atitude faz dinheiro”…
    como cantou [xorão] “cada um cada um e cada lugar é um lugar”.
    ou seja, faculdade é facultativo. isso depende dos sonhos e objetivos de cada um, se voçê é alguem que sonhar ter seu diploma em determinada area, e voçê sente que so será realizado se conseguir isso. então mergulhe, vá a luta.
    porém se voçê deseja seguir outro caminho e viver de outra forma, desde que seja licita.
    é possivel, basta ter atitude.
    eu defendo que impossivel conseguir tal sucesso em qualquer que
    seja area, sem estudar! é preciso estudar sim! mas discordo que de que só consegue atravez de faculdade…

    bjs do RAEL JOHN

  24. Rosane disse:

    Olá, Romaryw!
    Visitando o seu blog através de um link postado em uma mensagem de e-mail que recebi. E que bom eu estar aqui lendo o seu texto. Eu também estou tentando uma nova alternativa de trabalho, já que estou há muitos anos no mesmo emprego e hoje o chamo de ” minha área de conforto”, mas navego muito na internet e sempre em busca de gente que faz acontecer.. gente verdadeiramente inspirada em realizar os seus objetivos.Então, acabei por descobrir a quantidade de pessoas que trabalham online e vivem muito bem com esta forma de trabalho, desfrutando do poder de gerar a sua renda em sua própria casa, em horários específicos. O que quer dizer, na verdade, determinação, organização, empenho…muito empenho. Mas que no final vale a pena.

    • Muito bem Rosane. Parabéns pela sua busca por algo diferente. Espero que se encontre no mundo da internet, ou melhor, que encontre um novo caminho a seguir. Também estou nessa, e estou feliz.

      Seja bem vinda a meu blog.

      Grande abraço. Precisando é só falar.

      Ah! E se desejar saber o que recomendo, recomendo este curso: http://bit.ly/FnO-sucesso

  25. Débora disse:

    Concordo com você, cada um deve decidir como quer levar a sua vida, muita gente acha que só porque faz faculdade é melhor que os outros, eu não faço por opção já que ultimamente não faz faculdade quem não tem interesse, porém muita gente sem um diploma se dá muito melhor na vida que certas pessoas formadas, eu mesma tenho como exemplo em meus círculos, uma pessoa com três faculdades e hoje lavando pratos em uma cozinha de restaurante e por outro lado um senhor sem faculdade dono de uma empresa milionária. Por isso é muito relativo, não devemos criticar as pessoas só porque não tem faculdade o que vale é o que está por dentro!!

  26. Isso de ter faculdade acho que é bem relativo, eu por exemplo comecei a cursar medicina e no sexto mês parei por que percebi que não adiantava eu tentar sair da internet se era nela que eu sempre gostei de trabalhar e de viver. Parabéns pelo artigo.

    • Obrigado Jackson… e você não fez nada errado em continuar na net e deixa a medicina de lado. O que importa é ser mais feliz, não é ganhar mais dinheiro. Faça aquilo que gosta.

      Além do mais, na web os ganhos são ilimitados.. vc pode ganhar até bilhões… claro que não é fácil, mas é possível…

      …e como você falou, Isso de ter faculdade é bem relativo…

      Grande abraço amigão

  27. Washington Luiz Rodrigues disse:

    Olá Romaryw,
    Cada um tem o direito de falar e pensar o que quiser. Infelizmente, nem todo mundo tem a oportunidade de estudar e fazer uma faculdade. Entretanto, não está escrito em livro algum que para se tornar um ser humano livre e feliz seja preciso fazer uma faculdade ou ter dinheiro. Estas duas coisas evidentemente pode facilitar a sua , a minha, a nossa vida,todavia jamais poderá fazer que sejamos pessoas de bem. Gostei de seu artigo e concordo com ele. Abraços.

    • Oba meu caro Woshinton.

      Que bom ver você por aqui meu amigo.

      Obrigado pelo comentário!

      De fato, não está escrito em livro algum que para se tornar um ser humano livre e feliz seja preciso fazer uma faculdade ou ter dinheiro.

      O que falastes és pura verdade.

      Grande abraço e bem-vindo…

  28. Gostei do artigo, na verdade Universidade não é tudo na vida, mesmo sem cursar uma universidade é possivel se dar bem na vida, a única coisa que tens de fazer é dedicar-se o bastante para conseguir o que pretendes…abraços

    • Verdade meu caro amigo. Vlw pelo comentário e pela sua opinião a este respeito. Já vi nesta vida muitos estudados viverem uma vida pobre cheia de adversidades e dificuldades financeiras, e já vi muita gente simples, sem estudos, pessoas que correm atrás dos sonhos e conseguem vencer, ter uma boa condição financeira, e o melhor de tudo, ser feliz.

      Abraços

  29. Anonymous disse:

    Obrigado mas pra evitar mimimi eu prefiro sempre comentar anônimo.

  30. Anonymous disse:

    E sobre a especialização, cada um tem sua opinião. Eu moro num lugar onde faculdade não ajuda em quase nada. O que vale é ser concursado. E muitos fazem faculdade apenas para tentar concursos de nivel superior. É mais jogo do que trabalhar comissionado pra prefeitura como muitos e depender de eleição. Mas o que importa mesmo é ser feliz…

    • Falou bonito e falou verdade. Concordo plenamente. Foi basicamente coisas do tipo que tentei passar no artigo deste post, pois existem pessoas que passam vários anos fazendo faculdade e depois não são felizes em seus empregos escravizados. Ganhar bem não significa liberdade e nem felicidade. Enfim, depende muito… Tudo aqui é relativo. rsrs

  31. Anonymous disse:

    Quando digo: se é que você tem casa me refiro a mim mesmo. Não é uma pergunta. E o que eu quis dizer é que você só é livre quando vive por si mesmo. Não tem a quem recorrer somente você e Deus. Quando passa pelas dificuldades da vida e vence ou náo mas náo precisa se encostar em alguem.

    • Ata caro leitor (a). Agora entendi o que você quis dizer no primeiro comentário . rsrs.

      Teria como você na proxima vez comentar logado? É pq quando está logado em sua conta do Google tem como vc se identificar melhor. Mas se não tiver, tudo bem. Fique a vontade para visitar o blog e comentar.

      Respondendo ao seu comentário, de fato, neste sentido em que você fala, que é bem diferente do sentido ao qual me refiro no artigo desta página, você tem razão. Muitas vezes a sensação de liberdade acontece sim nesta situação descrita por você, ainda que uma liberdade muito limitada, mas pode ser considerada dependendo da pessoa ou da situação. Abraços.

  32. Matheus parreira guzzo disse:

    DISCORDO COM SEU COMENRARIO. SE ESPECIALIZAR FAZ DIFERENÇA SIM NO MUNDO QUE VIVEMOS E MAIS. SOU FORMADO EM DIREITO, RALO A BESSA, TENHO DOIS EMPREGOS E SOU FELIZ. A LIBERDADE DA QUAL FALA DEPENDE DO PONTO DE VISTA….

    • Sim Matheus Parreira, você tem razão. Mas na realidade seu cometário (seu ponto de vista) não enta em conflito com o meu. Claro que é sim importante e até necessário se especializar. Mas esse artigo foi para falar em outras situações na qual a pessoa não tem oportunidade ou mesmo não quer. Mas em nenhum momento falei que seria desnecessário estudar e fazer um curso superior.

      Veja que em uma parte do artigo eu falei assim:
      “É muito importante lutarmos pelo conhecimento acadêmico, estudar mais e mais, fazer faculdade, etc. Mas se não for possível estudar em uma universidade, se não for possível pagar tanto pelo conhecimento, busque pelo menos o básico e o restante você consegue na luta.

      Na verdade, para seguir alguns caminhos nesta vida é obrigatório o conhecimento acadêmico e o diploma.”

      Percebe? rsrs.

      No seu caso, graças a Deus por vc ter conseguido se formar, por ter tido a oportunidade, e por ser feliz. Mas a liberdade da qual falo, claro, depende muito. Penso que talvez vc nem a tenha.

      De qualquer forma, valew por comentar e vote mais vezes ao blog. Abraços e paz pra vc e familia.

  33. Anonymous disse:

    Você se sente livre quando perceber que está com fome e não tem dinheiro pra comer. Não pode voltar pra casa, se é que você tem casa. Quando não tiver seus pais pra te salvarem dos vacilos. Quando finalmente se der conta que você não é mais criança. Que você cresceu e está vivendo por si mesmo nesse lugar feio, perigoso, e fascinante chamado mundo. São apenas você e Deus. Só então você percebe que está livre. Adulto.

    • Não entendi de fato sentido do seu comentário caro leitor anônimo (a). Mas de qualquer forma, valew por comentar! Abraços. Respondendo a uma aparente dúvida sua, sim, tenho casa. Quer dizer, não é própria, mas não sou morador de rua graças a Deus. E na verdade eu gostaria muito que ninguém fosse, que todos fossemos iguais em status e pudéssemos viver dignamente.

      E mais uma vez, não somos livres, e nem seremos, se liberdade pra você for o descrito em seu comentário.

      Paz!