Você não deve abrir o próprio negócio: Saiba os 5 fatores que podem indicar isso

Assim como a moda ou algum hit do momento, o empreendedorismo virou uma tendência.

Muitas vezes com vontade de ser o próprio patrão e dono do próprio negócio, principalmente hoje com ações que facilitam a criação de uma empresa como abrir MEI, a pessoa mergulha com tudo para empreender.

Porém, muitas vezes abrir a própria empresa pode significar um caminho tortuoso e que nem todos conseguem seguir. Apenas o entusiasmo com a própria ideia e um faro para oportunidades pode não ser suficiente para gerir um empreendimento.

Sim, ser gestor de uma empresa pode consumir muito do seu tempo e exigir muita dedicação e, ainda que você tenha ambos, há alguns motivos que, dependendo do seu perfil, mostram que talvez não seja uma boa ideia abrir o seu próprio negócio. Confira:

1. Se você busca ter mais tempo e tranquilidade

Tempo e tranquilidade serão o oposto do que você terá ao abrir um negócio, principalmente na fase inicial. Nos primeiros 60 meses, pelo menos, é possível que você trabalhe bem mais do que um trabalhador convencional. Ser empreendedor te trará independência, mas trará mais trabalho também.

2. Se você quer apenas seguir alguma tendência

Além do empreendedorismo ter virado tendência, existem também as modas mercadológicas. Negócios que estão em voga e trazem consigo a promessa de explodir entre o público. Abrir o próprio negócio baseado em um setor que, talvez, venha a crescer ou apostar muito dinheiro em alguma moda pode ser muito arriscado.

Além da tendência uma hora ou outra passar, você terá uma concorrência gigantesca de empresas já consolidadas que também investirão na tendência do momento.

3. Se você tem dificuldade para fazer autocrítica

Ser dono do próprio negócio te dará independência para tomar as próprias decisões. Algo bom para decidir processos pequenos na sua empresa, porém pode complicar ao precisar decidir quais rumos o empreendimento deve seguir. Ter dinheiro ou conhecimento da própria área não é o suficiente.

O conhecimento do mercado e de como o fluxo produtivo está são essenciais para que sua empresa não fracasse. Ter humildade para perceber que você não sabe tudo e que pode errar se tentar fazer tudo sozinho é fundamental.

4. Se você não tem conhecimento mercadológico

Você provavelmente fracassará se, além de não possuir capacidades empreendedoras, não tiver conhecimento do mercado. Nesse sentido, alinhado ao conhecimento mercadológico, é preciso ter um bom capital que se destine à pesquisas de mercado para melhor desenvolver seu negócio.

Além disso, é preciso conhecer o próprio empreendimento. De nada adiantará montar uma empresa em uma área da qual nada você não sabe nada.

5. Se tudo depende de você

Qualquer empresa que concentre sua administração em uma pessoa está destinada ao declínio. O desenvolvimento de sua empresa está diretamente ligado à delegação de outros profissionais que te auxiliem na produção.

Por fim, caso você não tenha se identificado com nenhum dos itens acima talvez você esteja pronto e preparado para abrir seu próprio negócio!

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